domingo, 7 de agosto de 2016

Menopausa: uma etapa da sua vida ou uma doença?








               A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos, ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, vão surgindo em graus variados sintomas circulatórios como ondas de calor e palpitações, sintomas psicológicos, como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração e, finalmente, sintomas de atrofia, como secura vaginal e urgência na urinação. Além desses sintomas, a mulher também pode apresentar ciclos menstruais cada vez mais espaçados, escassos e irregulares.


           Tecnicamente, a menopausa reporta à cessação do ciclo menstrual; considerando-se que esta redução dá-se num processo gradual, que leva normalmente cerca de um ano - mas pode durar, nalguns casos, de menos de seis meses a mais de cinco anos - é chamada por Climatério. O uso popular, entretanto, fez com que o termo menopausa fosse mais usado.
              Lembrando que a menopausa natural, ou fisiológica, é aquela em que ocorre como uma parte natural do processo de envelhecimento normal da mulher. A menopausa pode, entretanto, derivar de procedimentos cirúrgicos, tais como a histerectomia, quando esta envolve a remoção dos ovários. E uma das dificuldades é o emagrecimento, não é mesmo?

              As vezes fazemos tudo direitinho e quando nos pesamos, nada! O peso continua o mesmo. O que fazer? Existem 4 caminhos a serem seguidos: Fazer tudo exatamente igual ao início e aguardar, Reduzir a ingestão de alimentos (que se fizer aleatoriamente poderá ter outros tipos de perdas, então aconselho procurar um nutricionista para te ajudar), aumentar os exercícios diários em 30 minutos, Introduzir fitoterápicos e/ou termogênicos (procure um nutricionista para te ajudar)

                E enriqueça sua vida: desenvolva os seus interesses, não deixe pra quando emagrecer. Faça agora. Envolva em atividades prazerosas. Não espere para fazer sua vida ficar melhor. Sempre lembre: A ÚNICA PESSOA QUE DE FATO SE INTERESSA PELO SEU PESO É VOCÊ. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário