sábado, 11 de outubro de 2014






Refeições de um atleta.

     A necessidade calórica dietética é influenciada pela hereditariedade, sexo, idade, peso e composição corporal, condicionamento físico e fase de treinamento, levando em consideração sua frequência, intensidade e duração e modalidade. Para esses, o cálculo das necessidades calóricas nutricionais está entre 1,5 e 1,7 vezes a energia produzida, o que, em geral, corresponde a consumo entre 37 e 41kcal/kg de peso/dia e, dependendo dos objetivos, pode apresentar variações mais amplas, entre 30 e 50kcal/kg/dia. Outra forma é através do calculo da taxa de metabolismo basal (TMB) por meio de equações já estimadas, que utilizam o peso e a estatura, e o cálculo da TMB baseia-se no Peso Ideal (P). Calculada a TMB, aplicar a fórmula para calcular as Necessidades Energéticas Totais (NET):
NET= TMB X FA. Em que FA está definido como Fator Atividade.
É importante salientar que é preciso escolher com equilíbrio os fatores de atividade física, levando- se em conta a intensidade e o tipo de exercício (força ou resistência), e suas peculiaridades gerais e individuais. Uma vez calculada a NET do atleta, o próximo passo é distribuir o valor calórico total nas refeições do dia: DESJEJUM  - 25%; COLAÇÃO -  5%; ALMOÇO - 30%, MERENDA  - 10%; JANTAR - 25%; CEIA  - 5%.
A escolha dos alimentos fontes de carboidrato, assim como a preparação da refeição que antecede o evento esportivo, deve respeitar as características gastrintestinais individuais dos atletas. A recomendação do fracionamento da dieta em três a cinco refeições diárias deve considerar o tempo de digestão necessária para a refeição pré-treino ou prova. O tamanho da refeição e sua composição em quantidades de proteínas e fibras podem exigir mais de três horas para o esvaziamento gástrico. Na impossibilidade de esperar por esse tempo para a digestão, pode se evitar o desconforto gástrico com refeições pobres em fibras e ricas em carboidratos. Sugere-se escolher uma preparação com consistência leve ou líquida, com adequação na quantidade de carboidratos. Assim, a refeição que antecede os treinos deve ser suficiente na quantidade de líquidos para manter hidratação, pobre em gorduras e fibras para facilitar o esvaziamento gástrico, rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio. Estima-se que a ingestão de carboidratos correspondente a 60 a 70% do aporte calórico diário atende à demanda de um treinamento esportivo. Para aperfeiçoar a recuperação muscular recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8g/kg de peso/dia. Em atividades de longa duração e/ou treinos intensos há necessidade de até 10g/kg de peso/dia para a adequada recuperação do glicogênio muscular e/ou aumento da massa muscular. A quantidade de carboidrato recomendado na refeição feita cerca de 3 a 4 horas antes da competição seria de 4 – 5g/Kg de peso, o que daria para um atleta de porte médio, aproximadamente 200-300g de carboidratos complexos (massas, pães, cereais, raízes e seus derivados). Já na refeição feita cerca de 1-2 horas antes da competição, recomenda-se oferecer 1 - 2g de carboidratos/ kg de peso do atleta, na FORMA LÍQUIDA. Aqui, seriam oferecidos sucos diluídos sem fibras, contendo pool de açúcares como frutose/glicose (do suco coado de frutas ou de produtos industrializados para atletas) + maltodextrina, ou sachês de géis prontos de maltodextrina.

Em relação as recomendações de reposição de líquidos, temos a importância da inclusão de sódio nas bebidas reidratantes, pois,  promove maior absorção de água e carboidratos pelo intestino durante o exercício. Isso se dá porque o transporte de glicose na mucosa do enterócito é acoplado com o transporte de sódio, resultando em maior absorção de água. Em exercícios prolongados, que ultrapassam uma hora de duração, recomenda-se beber líquidos contendo de 0,5 a 0,7g.l-1 (20 a 30mEq·l-1) de sódio, que corresponde a concentração similar ou mesmo inferior àquela do suor de um indivíduo adulto. Para garantir que o indivíduo inicie o exercício bem hidratado, recomenda-se que ele beba cerca de 250 a 500ml de água duas horas antes do exercício.