sábado, 18 de junho de 2016

Você está na menopausa, ou já está sentindo os seus efeitos?






Você está na menopausa, ou já está sentindo os seus efeitos?

                Para as mulheres as preocupações de saúde e nutrição no final da idade adulta são especiais, em vista da perimenopausa e menopausa. A perimenopausa e menopausa começam quando uma mulher  está no final dos 40 anos, mas é partir dos 30 anos que começamos a perder 15% dos nossos hormônios, por décadas, ou seja, começa a iniciar uma queda hormonal. Aos 50 anos temos 70% dos hormônios que tínhamos aos 30 anos, sinalizando o final do período reprodutivo. E aos 70 anos, temos apenas 40% desses hormônios. Entretanto, as mulheres não estão completamente sem estrógenos, mesmo após os ovários cessarem a produção, pois as glândulas adrenais continuam a produzir formas mais fracas de estrógenos.
                Com a produção diminuída de estrógeno, as mulheres, as mulheres podem experimentar os sintomas associadas à menopausa, como os fogachos. A saúde óssea também é afetada como resultado do declínio no estrógeno circulante, pois a capacidade do organismo de acompanhar o processo natural de giro ósseo fica com resposta mais lenta. A massa óssea diminui e a osteoporose pode ocorrer. Os níveis diminuídos de estrógeno circulante também afetam os níveis de lipídeos sanguíneos, resultando em aumento nos níveis de colesterol total e colesterol LDL e diminuição do colesterol HDL, outra funções importantes serão afetadas: envelhecimento cutâneo, pois os estrógenos estimula o fibroblastos para a síntese de colágeno; a taxa anabólica é diminuída levando a pera de massa magra; resposta glicêmica alterada devido a uma diminuição na resposta insulínica, e uma diminuição no sono regenerador.
                Os estrógenos à base de vegetais podem ser usados para o tratamento nutricional de sintomas da menopausa, como o consumo de soja que pode ajudar a prevenir a osteoporose, e outro alimento é a linhaça. Estes dois alimentos irão agir como receptores hormonais específicos chamados de Moduladores Seletivos dos Receptores Estrogênicos, o que faz com que eles tenham baixíssimos efeitos colaterais.
                Então, tenha um programa de nutrição adequada que promova uma alimentação preventiva. O iniciando senão no inicio de sua vida, que pelo menos aos 30 anos comece uma mudança  no seu estilo de vida. Dentro do habito alimentar tenha a soja, a linhaça, sementes oleaginosas, diminuição de carboidratos, e selecione  o tipo de proteína a ser consumido, troque o leite de vaca pelo de soja e seus derivados. E caso não tenha iniciado uma atividade física regular, mexa-se, pois os exercícios físicos praticados como rotina  irá lhe ajudar na manutenção da sua massa óssea.