quinta-feira, 30 de junho de 2016

E agora? É o que você pergunta, quando recebe uma notícia inesperada.











Um episódio da minha vida!

No dia 8 de março descobri um nódulo na minha mama direita, fiz todos os procedimentos cabíveis: mamografia, ultrassonografia e pulsão. No dia 24 de março foi confirmado meu diagnóstico na minha mama direita:  Carcinoma ductal invasivo grau 2.                                     .
Decidi pela mastectomia e ainda foram esvaziados meus linfonodos da axila direita por ter sido encontrado presença de células cancerígenas. Mas, os meus pensamentos positivos não me deixaram cair, porque toda cicatriz que fica em mim é uma prova viva que estou vencendo a guerra. Toda guerra deixa cicatrizes e é com esse pensamento que vou enfrentando cada etapa.
Comecei a quimioterapia, estou indo para a segunda sessão, e nesta etapa estava perdendo os meus cabelos, então, resolvi passar a máquina e fica carequinha. Descobri o poder e a beleza dos lenços e dos brincos, vou tirar dessa etapa que o que importa não é a beleza da nossa cabeleira, mas o poder da nossa mente e o que temos dentro dela, o que podemos passar para as pessoas através do nosso cérebro.
Como nutricionista, o que estou tirando disso tudo é como os alimentos e as escolhas que fazemos antes e durante todo o processo do tratamento pode nos ajudar, que posso incentivar e ajudar as mulheres que estão passando por isso, e também focar na prevenção das mulheres que estão chegando aos 30 anos, iniciando ou estão em menopausa.
Lembrando que o Câncer de Mama é uma doença de mutação no genoma das células que irão sofrer alterações genéticas e não responderão aos sinais de controle do nosso organismo, ou seja, entre os vários aspectos relacionados com o risco de desenvolvimento do câncer de mama o fator familiar é um dos mais importantes. Todas nós sabemos que se existe caso na família, os exames preventivos são os mais importantes. E principalmente, no período que está se instalando a menopausa, onde há alterações hormonais importantes.
É assim que pretendo passar por mais essa etapa: ajudando as mulheres a melhorar a qualidade de vida nessa fase que é perfeitamente natural na nossa vida. A menopausa merece tanta atenção quanto a gravidez e dar à luz uma criança.







9 comentários:

  1. Parabéns pelo exemplo de força! Deus irá te capacitar para a batalha e essa será só mais uma história que terás para contar.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Obrigada, minha profe, adorei te conhecer e tuas aulas estão me colocando em outro patamar.

      Excluir
  3. Parabéns Ana por essa força linda que vc tem no seu interior. Vc já é uma vitoriosa e essa é só mais um episodio de sua vida. Vc é linda! Continue com esses pensamentos positivos pq eles vão atraia coisas boas sempre. Bjo

    ResponderExcluir
  4. Amiga, você é meu exemplo de profissional e de vida. Guerreira e dona de uma positividade indescritível, sei que já és vencedora nessa etapa. Estarei sempre ao seu lado para tudo o que precisar. Amo muiito você!

    ResponderExcluir
  5. Oh, minha querida amida e colega de profissão, estamos juntas sempre. Sou sua tiete, e te admiro de montão. Te amos demais.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, minha profe de Pilates, eu te adoro, você me dar uma paz e ansiosa para as nossas aulas, Xeru

    ResponderExcluir