domingo, 22 de junho de 2014

O que é Qualdiade de Vida?


Nutrição, Esporte e  Saúde:

Qualidade de vida?

            A população brasileira, nas últimas décadas, experimentou grandes transformações sociais que resultaram em mudanças no seu padrão de saúde e consumo alimentar, onde na década de setenta em cada quatro pessoas adultas, uma estava acima do peso, e nos dias de hoje o panorama é outro, onde a cada duas pessoas adultas, uma tem o peso acima do ideal. Essas transformações acarretam impacto na qualidade de vida da população brasileira, onde realmente houve uma diminuição da pobreza e exclusão social, e consequentemente, da fome e da escassez de alimentos. Entretanto, a diminuição da fome e da desnutrição veio acompanhada com o aumente  vertiginoso da obesidade em todas as camadas da população, apontando para uma nova geração, conhecida como “Geração do Excesso” que mostra adolescentes e adultos jovens em faixas de risco com alta porcentagem de hipertensão, aumento vertiginoso de triglicerídeos e de colesterol, como também, da Síndrome Metabólica que é um agrupamento de todos esses fatores.
            Então, definiríamos Qualidade de Vida como a promoção de hábitos saudáveis com consumo de frutas, verduras e hortaliças, pratica de atividade física regular, fazer dos alimentos o nosso remédio, comer para viver e não viver para comer. A qualidade de vida vem da construção de novos hábitos como consumir alimentos funcionais que é aquele alimento com finalidade de nutrir, como também de prevenir e/ou curar doenças, pode acontecer através do consumo diário de: aveia, soja e seus derivados, sardinha e salmão, brócolis, repolho e couve, castanha, açaí e alho; e na construção de preservar velhas tradições como o uso de ervas para tratar e prevenir doenças e no plantio de hortas caseiras e de frutíferas.
            Acredito que a qualidade de vida é onde o indivíduo tem uma ingesta de medicamentos em último caso, tem uma autopercepção de uma saúde melhor e há uma diminuição de idas e vindas a postos de saúde e a hospitais.
            Assim, partindo de uma perspectiva melhor através do consumo de alimentos saudáveis, consumo moderado de gorduras, onde se devem dá a preferência às gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, e a realização de exercícios físicos regulares, é possível chegar ao topo da Qualidade de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário